quarta-feira, 4 de maio de 2011

RESUMO DO LIVRO “TURISMO SUSTENTÁVEL E MEIO AMBIENTE”
Neste livro é demonstrada a importância dos recursos naturais para a atividade turística e a crescente necessidade da conscientização do ser humano, para que se adotem posturas sustentáveis para o desenvolvimento turístico.

No capítulo 1 é mostrado que o turismo nasce sob o patrocínio do capitalismo e desde seu início adquiriu a racionalidade que o caracteriza, e que num primeiro momento é profundamente individualista e consumidor dos recursos naturais de forma sustentável, assim como outros setores da economia.
No capítulo 2, procura-se mostrar a tomada de consciência dos problemas ambientais em várias regiões do planeta, que resultou numa série de encontros internacionais que produziram um conjunto de normas, criando uma estrutura jurídica institucional ambiental em diversos países. O processo evolui até o questionamento do modelo de desenvolvimento que abriu espaço para o surgimento de uma proposta de modelo alternativo voltado para a sustentabilidade: o desenvolvimento sustentável.
No capítulo 3, como decorrência da introdução de um novo paradigma de desenvolvimento, o turismo gradativamente assume novas propostas que levam ao questionamento da idéia de que o setor é a “indústria sem chaminés”, mito criado na década de 60. Descreve-se a evolução de um novo conceito de turismo, baseado na sustentabilidade: o turismo sustentável.
No capítulo 4 são expostos os efeitos positivos e negativos do turismo nas áreas naturais, abordando esses impactos sob vários ângulos, de uma perspectiva micro, em termos locais, a uma perspectiva macro, na qual são focados os impactos globais do turismo no meio ambiente. Destaca-se ainda, a importância do planejamento como condição para diminuição dos efeitos negativos do turismo no meio ambiente e a importância deste na conservação dos recursos naturais.
No capítulo 5 é enfatizado o papel do ecoturismo como modelo de turismo sustentável. Abordam-se ainda, as diversas definições e apresenta-se uma breve história do surgimento do conceito, introduzindo novos elementos na origem do termo.
O capítulo 6 é dedicado ao turismo nas Áreas Naturais Protegidas, buscando apresentar a forma como estão organizadas no Brasil as Unidades de Conservação, seus problemas e os impactos nesses locais. São apresentados problemas e propostas que surgiram em outros países e que podem contribuir para o melhor encaminhamento do turismo nas áreas naturais.
No capítulo 7, o autor procura demonstrar a importância da educação ambiental para as atividades do turismo relacionadas com a natureza e, em particular, do ecoturismo. A construção da cidadania na relação com o meio ambiente e o novo direito de acesso ao turismo também são abordados nesse capítulo.
Enfim, trata-se de um livro que, embora discorra sobre um assunto particular, é diversificado, abordando a questão ambiental e o turismo sob vários ângulos, tendo como eixo referencial a sustentabilidade. O conceito de Desenvolvimento Sustentável impôs-se de tal forma como novo paradigma que nos obriga a tomá-lo como referência obrigatória em todos os trabalhos relacionados ao desenvolvimento. Deste modo, vai se tornando cada vez mais claro o conceito, estabelecendo diretrizes, primeiramente, gerais e, posteriormente, em cada setor da economia. É o que tem acontecido com o turismo. Em vários fóruns foram discutidos conceitos de turismo sustentável; as definições que surgiram contribuíram para popularizar o conceito, e este permeia hoje todos os segmentos da chamada “indústria turística”, criando-se certificações localizadas, códigos de conduta, regulamentos, etc., todos tendo como objetivo a busca geral da sustentabilidade, que é um processo que não ocorrerá do dia para a noite, e será fruto de muita discussão sobre diversas experiências que vêm sendo realizadas. É trabalho árduo e permanente que envolve a conscientização e continuará nas próximas gerações.

Autor: Reinaldo Dias
Editora Atlas S.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário